Grama Santo Agostinho

Stenotaphrum Secundatum

Fotos Grama Santo Agostinho


Sobre Grama Santo Agostinho

Por: Robert Pardim

Classificação: 5

A Grama Santo Agostinho (nome científico: Stenotaphrum Secundatum) também conhecida popularmente como grama inglesa, é uma gramínea originada da América do Sul, pertencente à família Poacea. Apresenta folhas lisas, estreitas e possui coloração verde escura levemente azulada, com tamanho e comprimento médios. É uma planta de pequeno porte, atingindo uma média máxima de 15 centímetros de altura. No entanto seu crescimento lateral é abundante, tendo capacidade de proliferação bastante acentuada.

A Grama Santo Agostinho tem como principal característica auto absorção quando se trata de umidade, motivo pelo qual é muito utilizada em regiões praianas, beira mar, litoral. É uma espécie vegetal típica de cultivo para ambientes mais quentes, sendo melhor adaptável a clima subtropical e pode ser encontrada com extrema facilidade em regiões que apresentam um clima tropical, equatorial e oceânico. A cidade de Santos (litoral de São Paulo) tem diversos pontos turísticos que foram introduzidos em seus projetos paisagísticos a grama santo agostinho, um deles é os "Jardins da Orla" conforme mostra a imagem logo abaixo.

grama santo agostinho variegata

Recomenda-se que seu cultivo seja a pleno sol, porém pela sua resistência, pode ser cultivada também a meia sombra, principalmente embaixo de arvores, sem perder a sua beleza e vigor. Das espécies de gramas típicas de clima quente que existem atualmente, a Grama Santo Agostinho ao lado da Grama São Carlos são as que apresentam maior resistência de cultivo em áreas com pouca luminosidade. Vale alertar, que são somente em áreas com sombra parcial que os dois tipos se adequam.

Logo abaixo, segue um vídeo produzido pela Renata Mundim do site globalrelva.org, mostrando um jardim residencial feito com grama santo agostinho na Flórida - Estados Unidos, além de citar algumas de suas características, a brasileira ainda menciona dicas de cultivo para quem pretende estabelecer um gramado a partir de sementes ou mudas já formadas.

A Grama Santo Agostinho possui moderada resistência a pisoteio, o que permite planta-la em locais com tráfego de média intensidade como em um jardim residencial. No entanto, não é indicada para gramados esportivos (campos de futebol, etc...), pois a vegetação ficará rala e desuniforme, necessitando ficar um período em repouso até que recupere por completo. A grama santo agostinho é comercializada comumente em forma de plugs (placas), tapetes medindo 40 cm (largura) x 1,25 cm (comprimento), que é a medida tradicional.

Tags Relacionadas: grama santo agostinho, grama santo agostinho variegata, grama inglesa, grama santo agostinho preço, grama inglesa preço, comprar grama santo agostinho, comprar grama inglesa, como plantar grama santo agostinho, tipos de grama.

Caracteristicas Santo Agostinho

Nome cientificoStenotaphrum Secundatum
Nome PopularGrama Santo Agostinho, Grama inglesa e Grama de Búfalo
Pais de origemAmérica do Sul
Familia de origemPoaceace
Adaptação aos climasEquatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Altura máximas das folhas15 cm
LuminosidadeMeia sombra, Sol Pleno
Cor da FolhagemVerde azulado
TipoOrnamental
Ciclo de vidaPerene(longo)
Preço por m2R$ 3,00 à 5,00

Principais Indicações

Litoral

Áreas de meia sombra.

Orlas

Parques Aquáticos

Resorts

Casas de campo

Vantagens

Se adapta bem a regiões com alta pluviosidade.

Muito resistente a pragas e doenças.

Forma um gramado rustico e bem bonito, quando bem cultivado.

É tolerante a salinidade.

Reproduz rapidamente, obtendo fechamento em poucos meses.

Desvantagens

Em dias frios e que apresentam geadas, deve-se aplicar uma cobertura de terra.

Alto custo de aquisição e implantação.

Pouco resistente ao pisoteio e trafego intenso.

Não resiste a altas temperaturas e regiões áridas (seca).

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (6)

        Estou procurando adquirir grama para plantar na região de Caeté

        Olá, gostei muito das características da grama santo Agostinho. Tenho o jardim em casa com uma árvore e vi que outros tipos não se dariam certo no espaço em questão. Queria saber como funciona as vendas de grama para outras regiões.

        a grama santo agostinho é vendida só em sementes ou em placas também ?Quero um revendedor em Lins /SP ,ou o mais próximo que vocês tiverem . Obrigada

        Vocês estão de parabéns! site muito explicativo, esclarecedor!

        Qual o melhor substrato para eu começar a cultivar a grama Santo Agostinho. Como devo fazê-lo? Já adquiri as sementes. Atenciosamente. Luiz Fernando.

        vou precisar de 60 m para Peruíbe SP . Qual o fornecedor mais perto e o preço . As informações foram muito úteis obrigada.