Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Tipos de Grama

Conheça os principais tipos de grama do mercado

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

Existem figureersos tipos de grama sendo comercializados no Brasil e também no exterior. No entanto, está página foi escrita com o objetivo de listar aqui somente as principais e te ajudar a quem sabe decidir pela que mais preenche a sua necessidade, realidade financeira atual, com as condições e características desejadas. Certamente pelo menos uma delas você já deve ter visto de perto ou até já adquiriu.

  • Grama Esmeralda

  • grama esmeralda

    A grama esmeralda não tem outros apelidos e é internacionalmente conhecida pelo nome de Wild Zoysia ou seja, Zoysia Silvestre apesar de seu nome cientifico ser Zoysia Japônica. Macia e resistente ao pisoteamento, as folhas da grama esmeralda são estreitas e médias, de cor verde-esmeralda e estolões penetrantes, que enraízam facilmente. Ela forma um perfeito tapete de grama devido ao entrelaçamento dos estolões com as folhas, dando grande beleza ao gramado. Dos tipos de grama, a esmeralda é ideal para jardins residenciais, áreas industriais, casas de praia e campo, playgrounds e campos esportivos, sempre a pleno sol.

  • Grama Batatais

  • grama batatais

    A grama batatais, conhecida como grama de pasto, e tem ainda outros nomes. Seu nome cientifico completo é Paspalum Notatum Fluegge, em alguns lugares, é também conhecida pelos nomes de Forquilha e Grama Mato Grosso. Uma das características marcantes desta grama é a facilidade com que é encontrada no Brasil, tanto que a natureza a incumbiu de servir de cobertura para os solos mais fracos, cuja função é filtrar a água e evitar a erosão.

    Suas folhas são verde-claro, duras e ligeiramente pilosas. Entretanto, tem a vantagem de resistir bem às secas, ao pisoteio e às pragas e doenças. Apesar de sua resistência, a grama batatais necessita de muito sol. Quando "floresce", precisa ser podada com mais frequência, para que o gramado não fique com uma má aparência. Dos tipos de grama, a batatais é indicada para beiras de rodovias e áreas públicas.

  • Grama São Carlos

  • grama são carlos

    A variedade São Carlos, também conhecida como Grama Curitibana, tem o nome cientifico de Axonopus Compressus. Tem as folhas largas, lisas e sem pelos, com cor verde-escuro. A grama são carlos é uma planta estolonífera, ou seja, possui caules rastejantes e abundantes, que emitem de espaço em espaço, raízes para baixo e folhas para cima.

    Esta variedade possui algumas vantagens: adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto semi-sombreadas. Seu crescimento é pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante denso. É bastante resistente a pragas e ervas daninhas. Dos tipos de grama, a são carlos é indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio.

  • Grama Santo Agostinho

  • grama santo agostinho

    A grama santo agostinho também chamada de grama inglesa. Seu nome cientifico é Stenotaphrum Secundatum. Suas folhas são lisas, sem pelos e possuem a largura e o comprimento médios. Também emitem estolões e possuem a cor verde-escuro. É a grama ideal para se plantar no litoral e áreas semi-sombreadas. Bastante rústica, resiste bem a pragas e doenças. Dos tipos de grama, a santo agostinho é indicada para regiões praianas, serranas e com alta umidade.

  • Grama Bermuda

  • grama bermuda

    A grama bermuda ou grama bermudas possui nome científico de Cynodon Dactylon. Em muitos lugares esta grama é conhecida com o nome de Tifton. Suas folhas são estreitas, de crescimento rápido e possui a cor verde vivo. Embora seja muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos. Dos tipos de grama, a bermuda é mais indicada para playgrounds, campos de futebol, golfe, pólo, tênis e outros esportes.

  • Grama Coreana

  • grama coreana

    Finalmente, a variedade Zoysia, mais conhecida como grama japonesa ou grama coreana. Seu nome científico é Zoysia Tenuifolia. Suas folhas são estreitas e curtas. Tem coloração verde intenso, estolões e raízes abundantes. Dos tipos de grama, a coreana é esteticamente a mais bonita e suas folhas são muito macias. Por estes motivos esta grama é indicada para os jardins orientais ou aqueles de desenhos delicados, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos.

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (10)

        o é pipocas na folha da grama são carlos pipoca esbranquiçada e murcha quando tocada

        gostaria de saber se esiste algum tipo de grama que quando passa se a mão ela se mexe.

        Boas informações. Tem uma grama para regiões sombreadas e quente?? Preciso grama para a região do Mato Grosso. Com muito sol, seco e quente

        Fornecemos serviços gráficos para todos os tipos de impressos em papéis. FOLDERS / FLYERS / CARDÁPIOS / TABELAS DE PREÇOS / CARTÃO DE VISITA / FICHAS / NOTAS FISCAIS ] ORDEM DE SERVIÇO / ENVELOPES / FOLHAS CARTA / ETC. Orçamento por email: graficaboavista@uol.com.br ou pelo site: www.graficaboavista.com.br

        Gostaria de comprar a grama São Carlos ou curitibana. Onde encontrar em Goiânia?

        Boa tarde, gostaria de saber preço do m² de grama boiadeira (campo de futebol). Obrigada

        boa noite tenho enteresse em comprar de 1000 a 15000 metros quadrado de grama esmeralda meu contato e 32 99646932

        Boa tarde, gostaria de saber preço m² de grama para Talude. E saber tbm se essa seria a melhor para ser usada em uma escola , tenho barrancos que preciso plantar , lateral de uma quadra proximo muro e tbm para um parquinho de pneu onde crianças pisoteiam. Desde já agradeço a atenção.

        Preciso de uma grama q pode ser pisoteado por cavalos e vacas. Ao mesmo tempo pode ser consumida pelos animais q as vezes vão ficar soltos neste local.