Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Paisagismo Residencial

Como posso utilizar a grama no paisagismo residencial?

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

Hoje em dia está cada vez mais comum em um projeto paisagístico vermos além de orquídeas, plantas floríferas, decorações exóticas... A grama também sendo utilizada no paisagismo residencial. E para não passar em branco resolvemos discutir este assunto tão próximo do nosso segmento.

Pra quem não conhece, a finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, permitindo melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Abrangendo todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. Até mesmo nos desertos só é notada a presença dos seres humanos nos oásis, onde existe vegetação nativa ligada à água. Desde as áreas rurais até as regiões metropolitanas, o paisagismo deve atuar como fator de equilíbrio entre o homem e o ambiente.

O verde da grama reluz sobre a composição dando vida ao ambiente.

Outro ponto interessante é que a utilização de áreas verdes nas grandes indústrias influencia positivamente para o aumento da produção, chegando a assegurar uma diminuição nos índices de acidentes de trabalho. Uma paisagem mais amena nas áreas das fábricas, suavizando a artificialidade metálica dos maquinários de trabalho, diminui a tensão dos trabalhadores.

É dito que a criação de jardins internos (paisagismo de áreas internas), em área comercial e residencial, comprova a necessidade do ser humano em manter-se ligado à natureza.

Em se tratando de paisagismo residencial, existem algumas espécies que naturalmente se destacam e que são mais procuradas pelos paisagistas em seus projetos em todo o mundo. Uma delas é a Grama Coreana (Zoysia Tenuifolia), espécie muito ornamental e que possui alto valor estético para o paisagismo. A coreana ou grama japonesa, possui lento crescimento e não é indicada para áreas com tráfego muito intenso, sendo este talvez os principais motivos para ser a "queridinha" dos profissionais da área.

Outra opção de grama para paisagismo residencial é da mesma família das Zoysia's, sendo a grama mais versátil e utilizada praticamente para todos os fins de consumo, a Grama Esmeralda (Zoysia Japônica), com folhas delicadas, isenta de pelagem e livre de irritações na pele, tem coloração verde ornamental, com rápida adaptação climática e por não crescer muito, possibilita um intervalo maior entre as podas o que reduz muito a frequência de manutenção.

grama paisagismo jardim
  • JARDIM JAPONÊS

  • JARDIM RESIDÊNCIAL

  • PASSARELAS DE RESIDÊNCIAS

  • BEIRA DE PISCINA

  • COMO PRENCHIMENTO EM CANTEIROS E ESCADAS

  • EM CONJUNTO COM ARBUSTOS

  • PRAÇAS

  • RESORTS E CLUBES

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (3)

        DICAS INTERESSANTES SOBRE CUIDADOS DE GRAMADOS

        Olá, gostei muito das dicas e meu desejo é de fazer plantios para a venda, voces poderiam me dar algumas dicas referente a qualidade, adaptação das gramas por clima e região, preços no comércio e empreendedorism Paisagístico? Obrigado.

        muito bom!