Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Grama de Qualidade

O que caracteriza uma grama de qualidade?

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

Descrever a qualidade de um produto nem sempre é tão fácil, tendo em vista um turbilhão de produtos semelhantes sendo comercializados e ofertados com preços variados. No caso da grama, muitas vezes a compra é feita "no escuro", sem antes o cliente ter a oportunidade de conferir a mercadoria. Aqui vão algumas dicas bem simples para fechar negócio e não sair no prejuízo.

Desconfie de preços irrealistas e com procedência duvidosa. Antes de fechar seu pedido, faça uma consulta no site Reclame Aqui e confira o número de reclamações provindas de clientes insatisfeitos com a empresa prestadora do serviço/produto. Caso o problema ocorra pela primeira vez, o próprio site disponibiliza uma área para descrever o problema e lhe passa os procedimentos necessários para que a empresa tome uma providência.

reclame aqui

Agora falando especificamente da grama, o que caracteriza a qualidade das mudas por incrível que pareça não é a estética das folhas e sim sua data de maturação. Essa data consiste em determinar durante quanto tempo o produtor cultivou, adubou, irrigou, fertilizou, arou e podou sua colheita até ser comercializada no mercado. Tecnicamente uma grama com maior tempo de formação possui mais concentração de raízes em sua composição química, isso implica diretamente em maior resistência a pisoteio, doenças, pragas e menor índices de quebras.

Gramas imaturas com safras curtas de 6, 8 meses são as que apresentam o melhor preço do mercado, porém é importante saber que estas ainda NÃO possuem raízes suficientes para serem transplantadas em um novo solo. Fazendo com que o consumidor final tenha que investir recursos pós-plantio para acelerar o processo e obter uma grama semelhante ao que teria se estivesse investido em uma grama bem formada já desde o inicio. Esse fato se aplica a todos os tipos de grama sem exceção.

raiz da grama

Abaixo listamos alguns pontos que devem ser questionados durante a negociação de um pedido de grama.

  • Solicite o RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas) do produtor ou revendedor ofertante, esse documento assinado por um engenheiro agrônomo valida a procedência de produção e isenção de pragas das mudas.

  • Solicite fotos da grama reais e atualizadas com mais de uma empresa para ter uma referência e poder comparar a qualidade entre elas mesmo que superficialmente.

  • Se tiver a oportunidade, é bom ir pessoalmente até o grameiro e conferir a qualidade com seus próprios olhos.

  • Solicite referências de clientes que já compraram da mesma empresa para ter uma opinião de um terceiro.

Grama é um produto de alto investimento, falhar na escolha da mesma pode ser frustrante e dolorido financeiramente falando. Utilize nosso campo de perguntas abaixo e deixe a sua dúvida ou relate seu problema que teve com alguma empresa pra evitar que o mesmo ocorra com outras pessoas. Faça uma cotação sem compromisso utilizando nosso formulário de orçamento rápido e obtenha uma proposta formalizada.

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (1)

        Bom dia, meu quintal só tem 4 horas de sol pleno pela manhã e depois fica totalmente sombreado. Qual tipo de grama devo usar? Esmeralda ou são carlos?