Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Grama para Talude

Qual o melhor tipo de grama para plantar em talude?

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

O famoso talude (também conhecido por "barranco") pode ser definido como um plano inclinado entre dois ou mais níveis do terreno. Independentemente de sua altura, existem algumas recomendações que deverão ser tomadas antes mesmo de qualquer iniciativa.

Com o avanço acelerado das obras nas cidades vizinhas e nas capitais, onde ainda há espaço para este fim, notamos que uma das melhores soluções para o não desmoronamento dos taludes (que são criados para solucionar as diferenças de nível nos terrenos) é o plantio de grama, mais precisamente de grama esmeralda (Zoysia Japônica) ou de grama batatais (Paspalum Nottatum).

grama para talude

São os dois tipos de grama para talude mais utilizados comercialmente falando para áreas de sol pleno e que não afetam os biomas por serem exóticas, rusticas e de fácil manuseio. Além disso, seus enraizamentos são seguros, desde que seguindo as recomendações de manutenção do gramado.

Para que os tapetes de grama se fixem no barranco é preciso utilizar as chamadas estacas, que nada mais são do que gravetos cortados a uma altura de no máximo 20 cm que servirá de apoio até que a grama brote e gere raízes por conta própria.

plantar grama em talude

Outra vantagem da grama para talude, é que as mesmas desempenham muito bem o papel de contensão de erosão, problema muito frequente que destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo. O tipo de erosão mais recorrente em se tratando de áreas urbanas é a erosão pluvial, provocada pela retirada de material da parte superficial do solo pelas águas da chuva.

Independente do tipo de grama para talude que escolher, para as áreas plainas do terreno existem alguns procedimentos que precisam ser feitos sem nenhum tipo de segredo, você mesmo consegue fazer sem auxílio maquinário, sem contratação de profissionais experientes, sem custos. Basta ler o nosso guia de como plantar grama.

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (7)

        Ótimo

        Em um talude c sombra,posso utilizar a sao carlos?

        Ótimas dicas, estava com dúvida em que tipo de grama plantar em talude.

        O que posso plantar num barranco ingrime de saibro ,para nao haver deslizamentos?

        Muito instrutivo, tirou minhas duvidas co.tranquilidade

        Excelente, o meu caso trata-se de uma encosta muito ingrime, tenho que colocar uma grama que não cresça, pois seria muito difícil aparar. Qual seria a grama ideal?

        gostaria de saber como plantar em barro e se chuver se se arrancara a mesma, quanto tempo leva para ficar firme. estou com problemas toda vez que chove vizinho na parte de baixo do terreno ficam reclamando