Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Grama Natural

Conheça a verdadeira origem da grama natural

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

Há séculos a grama natural tem estado presente em nossas vidas, constituindo toda paisagem urbana e suburbana em grande parte do mundo. Na verdade, muitas das espécies utilizadas hoje nos gramados se desenvolveram em padarias e pastagens, onde eram pisoteadas e serviam de alimento para ovelhas e o gado.

Naturalmente, sob estas condições, só sobreviviam às gramas que eram mais vigorosas, que conseguiam se recuperar rapidamente das constantes "podas" patrocinadas pelos animais. Foram, portanto, as descendentes destas gramíneas, de porte baixo, que conseguiram tolerar os aparadores de grama, como se fossem animais a pastar, que deram origem aos gramados atuais.

grama natural origem

Aparentemente, foi durante a idade média que a grama natural começou a ser aparada e foi se tornando popular para uso em jardins, áreas de piquenique e espaços esportivos. É bem verdade que a principio eram intensamente pisoteadas para serem mantidas baixas e só mais tarde é que se descobriu que a foice poderia ser usada para essa finalidade, com a vantagem de permitir uma maior uniformidade e aproveitamento.

A grama natural de hoje em dia está bem longe de seus antecessores dos tempos medievais. Hoje eles são densos, uniformemente compostos, resistente a pragas e doenças, tolerantes a altas e baixas temperaturas e até conseguem competir e ganhar a briga contra as ervas daninhas e outras pragas.

grama natural em palete

Tudo isso é fruto de uma serie de pesquisas, levadas a cabo, sobretudo nos países de primeiro mundo, em busca do desenvolvimento de híbridos e de novas variedades especiais. Algumas altamente sofisticadas e para uso muito específico como, por exemplo, a grama coreana, utilizada para área do "green" em um campo de golfe.

Por parte do poder publico, algumas pesquisas estão por conta do Departamento de Biologia Vegetal, da Universidade Federal de Viçosa, localizada no estado de Minas Gerais, que tem desenvolvido uma serie de estudos a respeito das gramíneas. Por parte a iniciativa privada, as pesquisas de ponta têm ficado por conta de empresas especializadas que buscam tecnologia nesse segmento. A partir disso tudo, é cada vez mais intenso o comercio de grama natural em todo o mundo, seja através de sementes, placas, rolos e tapetes.

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (1)

        Muito obrigado pelas dicas e explicações, este site tem me ajudado muito