Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Grama Esmeralda

Cuidados especiais com a grama esmeralda

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

Quem já ouviu aquele velho ditado popular: porque a grama do vizinho é sempre mais verde? Brincadeiras a parte, talvez a grama dele esteja mais verde pelo fato de que certamente ele cuida bem dela, não deixa faltar água, capricha na limpeza e sempre apara suas pontas regularmente. Não existe mágica para um gramado verde e impecável, o que existe é empenho, disciplina e muita dedicação. Abaixo listarei os principais cuidados com a grama esmeralda que deverão ser colocados em prática, lembrando que também vale para outros tipos de grama.

  • Poda
  • A grama esmeralda deverá ser podada sempre que superar 5 cm de altura. Entre os meses de maio a outubro as podas serão em números reduzidos, podendo até cessar em alguns meses. De novembro a abril serão constantes, podendo até chegar de 3 a 4 podas mensais.

    grama esmeralda cuidados poda
  • Irrigação
  • A irrigação deve ser feita sempre que a umidade do solo ficar abaixo do índice esperado, também pode ocorrer uma mudança na coloração das folhas da grama esmeralda deixando seu aspecto um tanto quanto seco. Esta avaliação pode ser feita pela prática, determinando se há necessidade de molhar ou não.

    grama esmeralda cuidados irrigação
  • Cobertura com terra e adubação orgânica
  • Utilizar a mistura de 40 % de terra, 30 % de areia e 30 % de matéria orgânica (esterco de galinha ou torta de mamona, etc...). Esta cobertura deve ser feita nos meses de julho ou agosto, com espessura de 5 a 10 mm. Aplique a camada sobre os tapetes de grama esmeralda.

    grama esmeralda cuidados cobertura
  • Adubo para grama esmeralda
  • Anualmente deve ser feita uma análise do solo para determinar a necessidade de adubação. No entanto, a adubação nitrogenada é geralmente aconselhada nos meses de abril, maio, outubro e novembro. O produto deve ser aplicado pela manhã até as 9:00 horas, ou após ás 16:00 horas, com irrigação posterior.

    adubo para grama esmeralda
  • Controle de pragas e ervas daninha
  • O controle é geralmente manual, com a extração das ervas daninhas. Herbicidas podem ser utilizados com eficiência, mas sempre com supervisão de um técnico.

    grama esmeralda cuidados pragas
  • Tempo de repouso
  • Deve-se evitar o pisoteio constante sobre a grama esmeralda, mantendo-se sempre um descanso semanal suficiente para executar os serviços de manutenção. Quando por qualquer razão o gramado apresentar injúrias mais sérias ou grandes falhas deve-se dar um descanso ainda maior e em alguns casos até refazer o plantio.

    grama esmeralda cuidados tempo

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (16)

        Grande eu aqui tem esmeralda e outras frames .não tem veneno.os eliminar estas pragas....ou tem risco e matar a grana

        Muito boa a matéria

        nossa minha grama ta muito feia,serra q tem algum produto q posso comprar pra largar em cima dela? a maioria das partes dela esta bem seca e molho todo dia de noite.

        Achei muito importante as Dicas Colocarei em prática com certeza. Abraço

        gostei muito desta explanação. até mais.

        Sintético e objetivo. Bom material.

        Boa noite. Colocamos placas de grama esmeralda a uma semana e meia, estamos molhando duas vezes ao dia até encharcar como nos foi instruído, mas percebemos que ela está seca em algumas partes e em outras ela ja morreu. Existe algo a ser feito?

        Eu tenho mas não consigo desenvolvermuito bem

        Gostei muito as informações contidas nesse artigo sao bem completas

        NPK = nitrogênio, fósforo e potássio N = nitrogênio P = fósforo K = potássio NPK 4 14 8 = 4% nitrogênio, 14%fósforo e 8% potássio

        Bom dia sou da cidade de Taciba -SP, gostaria de saber quanto está o metro da grama, Obrigado . fico no aguardo.

        meu gramado grama Esmeralda. Faço uma adubação com as seguintes mistura Substrato Adubo 10.10.10 Calcário Inhorim Gostaria da sua opinião. Desta adubação Vantagem é desvantagem Grato Edson julio

        tem uma praga conhecida como baba de bode. Existe algum agrotóxico para combater essa praga.

        ainda fiquei com uma pequena duvida. vc disse que ele não pode passar os 3 cm apos ser podada. ( exp. podei ele em 3cm e ela nao pode passar de 6 cm é isso? 1 - altura conta do pe da grama ate a folha em cima? 3 cm a contar da terra.

        a grama deve ser podada depois q alcançar 0s 5 cm . a duvida ela deve ser podada em quantos cm?

        a respeito das dicas para manutenção da grama esmeralda, pergunto: 1 - é vendida pronta a cobertura orgânica (terra, areia e esterco galinha curtido)? ou eu tenho que preparar no local? 2 - qual é a composição do adubo NPK? 20. 50. 20? 10.10.10? qual? JOSE CARLOS