Dicas

Dicas gerais sobre grama, paisagismo e jardinagem

Plantas Daninhas

Como ter controle sobre plantas daninhas?

Por: Robert Pardim
Classificação: 5

As plantas daninhas interferem no desenvolvimento da grama, causando prejuízos na produção. Competem por água, luz e nutrientes, exercendo, em certas vezes, inibição química. As práticas mais difundidas para o controle de plantas daninhas são: arranquio manual, a capina, a roçada e por fim, o controle químico.

A grama é uma planta que apresenta boa resistência a vários herbicidas, quando aplicados antes de sua brotação e nas doses recomendadas. Atualmente, recomendam-se os herbicidas à base de glifosate, o mais conhecido é o Roundup.

herbicida roundup

O controle químico consegue matar apenas alguns tipos de plantas daninhas, exercendo uma seletividade, não causando danos à cultura principal. Os produtos químicos podem ser aplicados usando-se conjuntos especiais de pulverização, que pode ser em barras, ou então, equipamentos infigureiduais, com bicos pulverizadores, acoplados em tratores, ou ainda, o pulverizador manual, facilmente de ser encontrado em lojas especializadas.

A capina manual através da enxada é um meio altamente eficaz no controle de plantas daninhas e ainda é amplamente utilizado na cultura da mandioca. Entretanto, com o alto custo da mão-de-obra braçal, este deixou de ser o método de controle mais econômico, apesar disso, é ainda de grande importância em várias regiões do Brasil.

O que é Erva daninha?

Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.

capinagem manual grama

Tanto em pré como em pós-implantação o sucesso da aplicação depende do conhecimento das espécies de plantas daninhas presentes, seu estádio de desenvolvimento, escolha do herbicida ou mistura mais indicada, condições ambientais, condições do equipamento e da sua calibração/regulagem. Em caso de dúvidas consulte um agrônomo ou profissional da área.

Qual praga é mais difícil de ser removida do jardim?

Existem figureersos tipos de pragas e plantas daninhas que podem infestar jardins e gramados, mas, sem dúvida a mais temida de todas é a "TIRIRICA". Tiririca é aquela praga conhecida e odiada, invasora de hortas, jardins, pomares que às vezes os torna impróprios para qualquer cultura. Esse tipo de praga quando infesta um jardim, costuma dar muito trabalho para ser removida.

praga de jardim tiririca

Gostou desse artigo? compartilhe agora!

Deixe seu comentário!

        Comentários (0)

        seja o primeiro a comentar esse artigo!